O que é o Sustainable-EEEmerging?

O projeto Sustainable-EEEMERGING 2024-2027, financiado pela União Europeia, promove a sustentabilidade no contexto da música antiga.

Sustainable-EEEMERGING

O Sustainable-EEEMERGING 2024-2027, inserido no programa Europa Criativa e financiado pela União Europeia, é uma evolução do projeto EEEmerging (Emerging European Ensembles), que visa unir parceiros de toda a Europa a darem o seu contributo para promoção da sustentabilidade numa perspetiva transversal a várias áreas, e em articulação entre elas, partindo, neste caso específico, da música, enquanto expressão criativa do génio humano, para afirmar o paradigma e a importância da sustentabilidade a nível global. No contexto artístico do Sustainable-EEEMERGING, para além da necessária transversalidade com outras áreas, a sustentabilidade é compreendida como um conceito que incentiva a criação e a continuidade e oferece ferramentas para o crescimento de novos projetos, neste caso vocacionado para projetos artísticos dirigidos a ensembles emergentes na área da música antiga. O objetivo é ajudar os ensembles a adquirir e desenvolver competências em diversas áreas, além de reforçar as suas relações com outros artistas, repertórios, públicos, locais e instituições. A Academia de Música de Espinho é membro efetivo do consórcio Sustainable- EEEMERGING, que envolve doze parceiros de toda a Europa, na concretização dos referidos objetivos no horizonte temporal 2024-2027.

2024/2025

Em 2024, inserido na programação do Auditório de Espinho | Academia acolhemos o ensemble La Capriola. Este ano, o Festival Internacional de Música de Espinho acolheu duas residências, sendo materializadas nos concertos dos ensembles Coloquio 6 e Anacronía. Em novembro, recebemos a última residência de 2025, Sadler & Conrad, na programação do último trimestre do ano do Auditório de Espinho | Academia.

Newsletter
A Associação