Orquestra Real Câmara

Alois Mühlbacher contratenor
Bertrand Cuiller cravo e direção musical

© Alexander Eder | Jean-Baptiste Millot
24 Junho, Sáb - 21:30
Auditório de Espinho | Academia
m/6
70 minutos

La Voce Regina
Os castrati dominaram o grande espetáculo europeu do início do século XVIII. A ópera séria italiana, recentemente exportada para diversos países, fazia as delícias do público. O artifício e o virtuosismo encarnaram em grandes cantores e músicos como Francesco Bernardi (‘Senesino’) e Carlo Broschi (‘Farinelli’) a desempenhar papéis marcantes. A exibição das suas capacidades vocais e expressivas tomou a liderança numa época de contrastes. A transformação da ópera italiana em Londres domina este concerto, contrapondo o espírito barroco encarnado pelo cosmopolita Händel às novas visões racionalistas da ópera no Classicismo. No Carnaval de 1733, Francisco António de Almeida apresentou a ópera cómica La Pazienza di Socrate à corte portuguesa, uma época de importação dos modelos dramáticos italianos no nosso país.

PROGRAMA

Georg Friedrich Händel
Abertura do Dramma per musica Rinaldo, HWV 7a

Georg Friedrich Händel
“Svegliatevi nel core”
Ária de Sesto do Dramma per musica Giulio Cesare in Egitto, HWV 17

Niccola Porpora
“Alto Giove”
Ária de Aci do Dramma per musica Polifemo

Georg Friedrich Händel
Hornpipe para cordas e baixo contínuo, em Dó Menor, HWV 355

[estreia moderna]
Francisco António de Almeida

“Che parli di pazienza?”
Ária de Amitta do Dramma comico da cantarsi La Pazienza di Socrate

Georg Friedrich Händel
Concerto Grosso op. 3 n. 2, em Si Bemol Maior, HWV 313

Georg Friedrich Händel
“Fammi combattere”
Ária de Orlando do Dramma per musica Orlando, HWV 31

Georg Friedrich Händel
Abertura da Serenata Parnasso in festa, HWV 73

Francisco António de Almeida
“Orride e dispietate furie“
Ária de Giano da Serenata Il Trionfo d'Amore

Niccola Porpora
Affettuoso da Sinfonia op. 2 n. 2

Francisco António de Almeida
“Giusto Dio”
Ária de Ozia da Oratória La Giuditta

Attilio Ariosti
Oratória La Madre de’ Maccabei:
Sinfonia a 5
Ária de Madre “Benché l’ultimo al tormento”

Giovanni Bononcini
Sinfonia da Serenata La Nemica d’amore fatta amante

Georg Friedrich Händel
“Venti turbini prestate”
Ária de Rinaldo do Dramma per musica Rinaldo


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