FIME Ensemble & Drumming GP
Miquel Bernat direção musical

Piano: João Almeida, Lígia Madeira, Luís Duarte, Teresa Doutor | Vozes: Ângela Alves, Eva Braga Simões, Gabriela Braga Simões, Joana Valente | Violino: Vítor Vieira | Violoncelo: Nikolai Gimaletdinov | Clarinete: Ricardo Alves, Victor Pereira | Percussão: André Dias, Pedro Gois, João Miguel Braga Simões, Nuno Simões, Rui Rodrigues, Pedro Oliveira, Miquel Bernat


© Jeffrey Herman
10 Julho, Sáb - 21:00
Auditório de Espinho | Academia
Contemporânea
60 minutos

Music for 18 Musicians

Lotação Esgotada
Concerto inicialmente agendado para o dia 30 de outubro de 2020. Os bilhetes adquiridos nesse momento mantêm-se válidos para esta nova data.


Steve Reich é uma das grandes referências vivas da música contemporânea. Escrita entre 1974 e 1976, Music for 18 Musicians é uma das obras mais emblemáticas da sua produção. Raramente tocada, a sua apresentação é uma grande aposta do FIME 2021. Ao longo de cerca de uma hora, 18 partes musicais interagem de forma a criar uma atmosfera quase religiosa, uma espécie de transe em que o corpo e a mente se fundem numa experiência sensorial única. Afastando-se dos modelos que marcaram o início da sua carreira, Reich usou instrumentos aos quais nunca tinha recorrido, agrupou ciclicamente acordes que se transformam e sobrepôs duas correntes distintas de tempo: o tempo regular que marca a pulsação da obra e o tempo das vozes e dos instrumentos de sopro. A sobreposição e sucessão de ostinati criam um ambiente encantatório, no qual o som se aproxima e distancia do ouvinte. A repetição de padrões que se transformam, como na música para gamelão indonésio ou para um conjunto de tambores do Gana, apresenta aos nossos sentidos um novo mundo de espaço e de tempo numa obra essencial do século XX.

Programa
Steve Reich

Music for 18 Musicians

A Associação