PalestraCesário Costa: "Noble et sentimental: Pedro de Freitas Branco e a Interpretação da música de Maurice Ravel"
O Q em Questão é um ciclo de palestras que parte de um “objeto” específico, preferencialmente articulado com o perfil de programação do AdE - seja um filme, um documentário, objeto, livro, documento, ideia ou tema - que estimule uma abordagem reflexiva, aberta e plural, sobre a temática que lhe inere. Em cada sessão, uma personalidade convidada explora o “Q” do objeto em “Questão”, abrindo as possibilidades de participação da plateia.
NOBLE ET SENTIMENTAL: PEDRO FREITAS BRANCO E A INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA DE MAURICE RAVEL
A primeira palestra do ciclo parte do livro "Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a Interpretação da Música de Maurice Ravel”, da autoria do maestro Cesário Costa. Pedro de Freitas Branco (1896-1963) foi um dos maiores nomes da música portuguesa do século XX, com uma carreira que o destacou como intérprete de referência da música de Maurice Ravel. O maestro e musicólogo Cesário Costa irá explorar o diálogo estético entre o maestro português e o compositor francês, analisando as razões do reconhecimento internacional das interpretações de Freitas Branco. O evento abordará como as escolhas interpretativas do maestro se inscrevem no pensamento musical da época, refletindo a sua identidade artística e contribuindo para a valorização da música orquestral, no cenário cultural europeu.
Sessão única / QUI 20 FEV – 18H30 ÀS 19H30
ENTRADA LIVREInscrições: aqui
Cesário Costa maestroConcluiu o Curso Superior de Piano, em Paris, estudou na Escola Superior de Música de Würzburg, onde completou a Licenciatura e o Mestrado em Direção de Orquestras e objete o Doutoramento em Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa. Foi Presidente da Metropolitana, Diretor Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve e da Orquestra Clássica de Espinho e Maestro Titular da OrchestrUtópica. Lecionou na Universidade Católica Portuguesa. É Investigador Integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Nova/FCSH), Professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, Programador de Música Erudita do CCB, Diretor Artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto e Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica Ensemble e da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II.
Evento já realizado.
"Radiohead recomposed"