"O Classicismo da música clássica"
O ciclo “Ressonâncias e Vibrações”, organizado pelo Auditório de Espinho | Academia, tem como objetivo abordar temáticas ligadas à música, passando pela música erudita, pela música popular, pelo jazz e por outras músicas, abordando o respetivo contexto histórico, sociológico e estético, em conversas e propostas de audição orientadas por musicólogos e especialistas em cada área, proporcionando aos participantes a possibilidade de enriquecerem a sua cultura musical.
O CLASSICISMO DA MÚSICA CLÁSSICA
A Antiguidade Clássica marcou as artes. Contudo, o Período Clássico na História da Música Ocidental foi um dos mais curtos. Mesmo assim, deu-nos o nome pelo qual a música erudita ocidental é popularmente conhecida. Este ciclo de palestras procura abordar as transformações operadas na música durante o Período Clássico, quando as Luzes marcaram a sociedade e o liberalismo romântico despontava. A afirmação do sujeito autónomo e a instituição da Estética tiveram profundas implicações no estatuto dos músicos. Olharemos para as transformações da sociedade setecentista a partir de sinfonias de Beethoven, óperas de Mozart e quartetos para cordas de Haydn, numa abordagem centrada nos sons da Europa clássica.
Sessão 1 / QUI 17 OUT – 18H45 ÀS 20H00Sessão 2 / QUI 24 OUT – 18H45 ÀS 20H00Sessão 3 / QUI 31 OUT – 18H45 ÀS 20H00
ENTRADA LIVREInscrições: aqui
Palestrante: João SilvaJoão Silva é Doutor em Musicologia pela Newcastle University e investiga sobre música, entretenimento e tecnologia no Império Português. O seu trabalho integra, regularmente, obras científicas e é apresentado em conferências académicas da especialidade. Publicou a monografia Entertaining Lisbon: Music, Theater, and Modern Life in the Late 19th Century na Oxford University Press. Colabora com promotores culturais como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, redigindo notas de programa e textos promocionais, realizando palestras pré-concerto, lecionando nos Cursos Livres de História da Música e criando conteúdos pedagógicos para o projecto Orelhudo (http://orelhudo.casadamusica.com/). É professor na Academia de Música de Espinho, Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola de Música Óscar da Silva. Integra a equipa de programação do Festival Internacional de Música de Espinho e o Conselho Científico do Museu Nacional da Música. É editor do Journal of World Popular Music.
Evento já realizado.
Eduardo Cardinho vibrafoneMiguel Moreira guitarra"Dual Core"
Orquestra Clássica de EspinhoFiona Monbet & Jazz Trio
"Shortening the distance"