Ciclo de Palestras
Ressonâncias e Vibrações

"Que força é essa? A cantiga de protesto em diferentes contextos e latitudes"

11 Abril, Qui - 18:4518 Abril, Qui - 18:45 9 Maio, Qui - 18:45
16 Maio, Qui - 18:45
m/16
75 minutos

O ciclo “Ressonâncias e Vibrações”, organizado pelo Auditório de Espinho | Academia, tem como objetivo abordar temáticas ligadas à música, passando pela música erudita, pela música popular, pelo jazz e por outras músicas, abordando o respetivo contexto histórico, sociológico e estético, em conversas e propostas de audição orientadas por musicólogos e especialistas em cada área, proporcionando aos participantes a possibilidade de enriquecerem a sua cultura musical. 

Módulo 5: QUE FORÇA É ESSA? A CANTIGA DE PROTESTO EM DIFERENTES CONTEXTOS E LATITUDES

Como surge a canção de intervenção em Portugal? O que a distingue de formas similares oriundas de diferentes países? Que outras realidades foram essas? Há canto de intervenção em países democráticos? A canção datada é menos relevante? Se a geografia continua a ser destino, como se molda a cantiga ao protesto ou como casa o protesto com a cantiga em diferentes latitudes? Há quem diga (e cante) que já não há canções de amor. Ainda haverá canções de protesto? A ameaça às democracias liberais fará ressurgir o movimento ou a perda de centralidade da música popular faz da cantiga uma arma com munições que dispersam demasiado? Uma conversa para fazermos todas as perguntas mesmo aquelas que não sabemos (ainda) as respostas.

Sessão 1 / Quinta-feira 11 ABR – 18:45 às 20:00h
Sessão 2 / Quinta-feira 18 ABR – 18:45 às 20:00h
Sessão 3 / Quinta-feira 09 MAI – 18:45 às 20:00h
Sessão 4 / Quinta-feira 16 MAI – 18:45 às 20:00h

ENTRADA LIVRE
Inscrições: aqui

Palestrante: Luís Oliveira
Luís Oliveira soma já vinte anos de percurso na rádio, tendo passado pela Rádio Nova, RUM e Antena3. Foi, durante quase uma década, repórter do programa TOP + e é presença regular nas emissões da RTP dedicadas aos festivais de Verão. Na Antena 3, para além de ser subdiretor da estação com a área da curadoria musical, assina os programas Defeitos Especiais, Domingo no Mundo bem como talk show de cultura pop Precisamos de Falar. É do signo Gémeos mas não liga nada a isso. É portista e liga muito a isso.

Bilhetes

Evento já realizado.

Evento já realizado.

9 de Maio 18h45 ENTRADA LIVRE Inscrições
16 de Maio 18h45 ENTRADA LIVRE Inscrições
Newsletter
A Associação