Ciclo de Palestras
Ressonâncias e Vibrações

"A Música no Cinema"

© Alexandre Delmar
22 Fevereiro, Qui - 18:30 7 Março, Qui - 18:30
14 Março, Qui - 18:30
21 Março, Qui - 18:30
m/16
75 minutos

O ciclo “Ressonâncias e Vibrações”, organizado pelo Auditório de Espinho | Academia, tem como objetivo abordar temáticas ligadas à música, passando pela música erudita, pela música popular, pelo jazz e por outras músicas, abordando o respetivo contexto histórico, sociológico e estético, em conversas e propostas de audição orientadas por musicólogos e especialistas em cada área, proporcionando aos participantes a possibilidade de enriquecerem a sua cultura musical. 

O primeiro módulo, "Ensaio(s) sobre a orquestra", abordou temas como a criação e transformação de uma orquestra sinfónica, do classicismo aos nossos dias, com o musicólogo João Silva. O segundo módulo temático viajou pel“Os caminhos do jazz”, tendo sido guiado pelo trombonista, maestro e pedagogo Paulo Perfeito, seguindo a viagem pelas sonoridades do hip hop com o módulo "Do velho hip hop aos novos fados - o que bate no nosso presente" com o crítico de música Rui Miguel Abreu. Chega agora a vez relacionar a 7.ª arte (o Cinema) com a arte da Música.


Módulo 4: A MÚSICA NO CINEMA

Dizemos que vamos ver um filme e falamos dos espectadores de uma sessão. Mas quem vê um filme também o ouve. E os sons que ouve, incluindo a música, são uma componente central da sua experiência. Este ciclo de quatro palestras é sobre o papel transformador do som e da música no cinema. A partir de exemplos muito variados, discutem-se os diferentes modos pelos quais a música sublinha, complementa e modifica a nossa perceção da imagem e narrativa de um filme. Se a primeira sessão trata os efeitos e funções da música no cinema, a segunda aborda a variação histórica dos códigos culturais e artísticos subjacentes a esses efeitos. Na terceira sessão, fala-se de alguns compositores célebres de música de cinema, enquanto na quarta se apresentam realizadores que trabalham o som e a imagem de forma especialmente musical.

Sessão 1 / Quinta-feira 22 FEV – 18:30 às 19:45h
Sessão 2 / Quinta-feira 07 MAR – 18:30 às 19:45h
Sessão 3 / Quinta-feira 14 MAR – 18:30 às 19:45h
Sessão 4 / Quinta-feira 21 MAR – 18:30 às 19:45h

ENTRADA LIVRE
Inscrições: aqui

Palestrante: Daniel Moreira
Daniel Moreira é doutorado em Composição Musical pela King's College London e mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Como principais professores, destacam-se Sir George Benjamin, Fernando Lapa e Dimitris Andrikopoulos (composição), Carlos Guedes (música eletrónica), Miguel Ribeiro-Pereira, José Oliveira Martins e Silvina Milstein (teoria e análise musical), Mark Betz e Richard Dyer (estudos de cinema). A sua música abarca múltiplos géneros - da música orquestral à de câmara -, com especial ênfase em música coral, ópera, música para filme e música instrumental de ensemble. Como teórico e analista, o seu trabalho centra-se em aspetos de harmonia e temporalidade na música pós-tonal e na relação entre música e cinema. É, atualmente, professor na ESMAE e na Universidade do Minho e investigador integrado em Teoria das Artes, na Universidade Católica.

Bilhetes

Evento já realizado.

7 de Março 18h30 ENTRADA LIVRE Inscrições
14 de Março 18h30 ENTRADA LIVRE Inscrições
21 de Março 18h30 ENTRADA LIVRE Inscrições
Newsletter
A Associação