Ciclo de Palestras
Ressonâncias e Vibrações

"Do velho hip hop aos novos fados - o que bate no nosso presente"

© Camille Leon
2 Novembro, Qui - 18:30
9 Novembro, Qui - 18:30
16 Novembro, Qui - 18:30
23 Novembro, Qui - 18:30
m/16
90 minutos

O ciclo “Ressonâncias e Vibrações”, organizado pelo Auditório de Espinho | Academia, tem como objetivo abordar temáticas ligadas à música, passando pela música erudita, pela música popular, pelo jazz e por outras músicas, abordando o respetivo contexto histórico, sociológico e estético, em conversas e propostas de audição orientadas por musicólogos e especialistas em cada área, proporcionando aos participantes a possibilidade de enriquecerem a sua cultura musical. 

O primeiro módulo, "Ensaio(s) sobre a orquestra", abordou temas como a criação e transformação de uma orquestra sinfónica, do classicismo aos nossos dias. O segundo módulo temático viajou por “Os caminhos do jazz”, novamente em 4 sessões, guiadas por um dos maestros titulares da Orquestra de Jazz de Espinho, Paulo Perfeito. Agora, a viagem continua pelas sonoridades do hip hop.


Módulo 3: DO VELHO HIP HOP AOS NOVOS FADOS - O QUE BATE NO NOSSO PRESENTE

Entre o hip hop e os novos pulsares urbanos há uma história evolutiva de construção de novos ritmos, de novas formas de mediar a energia que se transmite aos corpos na pista de dança. Em quatro sessões temáticas, Rui Miguel Abreu irá convidar todos os interessados a participarem numa viagem de invenção e criatividade, entre as origens de uma revolução e o futuro presente em que vivemos numa nova realidade musical e sónica.

Sessão 1 / Quinta-feira 02 NOV – 18:30 às 20:00h
Sessão 2 / Quinta-feira 09 NOV – 18:30 às 20:00h
Sessão 3 / Quinta-feira 16 NOV – 18:30 às 20:00h
Sessão 4 / Quinta-feira 23 NOV – 18:30 às 20:00h

ENTRADA LIVRE
Inscrições: aqui

Palestrante: Rui Miguel Abreu
O pensamento sobre música de Rui Miguel Abreu pode ser lido impresso no Expresso ou na revista finlandesa We Jazz e online na Blitz e na revista digital Rimas e Batidas que criou e dirige desde 2015. Autor de diversos programas de rádio e rubricas na Antena 3 - Notas Azuis, Lado A/Lado B, Hip Hop 50 ou Precisamos de Falar, programa de debate em que cruza ideias com Luís Oliveira, Nuno Galopim e Ana Markl - tem também escrito séries documentais para a Antena 1 como Num País Tropical, uma história da música do Brasil, ou Em Busca das Canções da Liberdade, um mergulho na memória musical dos países da África Lusófona até às suas independências. Rui Miguel Abreu também dá aulas na ETIC e sempre que tem a chance gosta de tocar discos em público.

Bilhetes
2 de Novembro 18h30 ENTRADA LIVRE Inscrições
9 de Novembro 18h30 ENTRADA LIVRE Inscrições
16 de Novembro 18h30 ENTRADA LIVRE Inscrições
23 de Novembro 18h30 ENTRADA LIVRE Inscrições
Newsletter
A Associação