"Os caminhos do jazz"
O ciclo “Ressonâncias e Vibrações”, organizado pelo Auditório de Espinho | Academia, tem como objetivo abordar temáticas ligadas à música, passando pela música erudita, pela música popular, pelo jazz e por outras músicas, abordando o respetivo contexto histórico, sociológico e estético, em conversas e propostas de audição orientadas por musicólogos e especialistas em cada área, proporcionando aos participantes a possibilidade de enriquecerem a sua cultura musical.
O primeiro módulo, "Ensaio(s) sobre a orquestra", abordou temas como a criação e transformação de uma orquestra sinfónica, do classicismo aos nossos dias. O próximo módulo temático incidirá sobre “Os caminhos do jazz”, novamente em 4 sessões, guiadas por um dos maestros titulares da Orquestra de Jazz de Espinho, Paulo Perfeito.
Módulo 2: OS CAMINHOS DO JAZZ
Num percurso entre a América do antebellum e os dias de hoje à escala global, floresceu um idioma musical que será porventura aquele que marcou de forma mais indelével a cultura do seculo XX. O Jazz é ainda hoje para muitos ouvintes uma linguagem hermética, mas cujos apelos residem essencialmente no ritmo entusiasmante e no caráter efémero e destemido das criações improvisadas.
Nesta viagem em quatro etapas desde a pré-história do jazz até à contemporaneidade vamos visitar alguns dos momentos e protagonistas mais carismáticos da história do jazz na perspetiva do ouvinte.
Sessão 1 / Quarta-feira 3 MAI – 18:30 às 19:30hSessão 2 / Quarta-feira 10 MAI – 18:30 às 19:30hSessão 3 / Quarta-feira 31 MAI – 18:30 às 19:30hSessão 4 / Quarta-feira 7 JUN– 18:30 às 19:30h
ENTRADA LIVREInscrições: aqui
Palestrante: Paulo PerfeitoPaulo Perfeito é trombonista, compositor e pedagogo, nascido no Porto, Portugal em 12 de julho de 1974. Paulo é doutorado em Artes Musicais pela prestigiada Eastman School of Music, Mestre em Música pelo New England Conservatory e licenciado pela Berklee College of Music. Paulo é professor adjunto e Vice-Presidente da ESMAE - P.Porto, onde também leciona e coordena a área Técnico-Científica de Jazz. Além disso, é pesquisador integrado no Ceis20 - Universidade de Coimbra e muito ativo como compositor, arranjador e intérprete freelancer nas áreas de jazz e música pop. É co-diretor artístico da Orquestra de Jazz de Espinho. Entre inúmeros prémios, Paulo recebeu o DownBeat Student Music Award, em 2013, a bolsa Marian McPartland, em 2012, uma bolsa Fulbright para Doutoramento, em 2011, o prémio Herb Pomeroy Award for Outstanding Jazz Composer and Arranger, em 2001, e a Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura, em 2000 e 2001.
Owen PallettThe Hidden Cameras
Coro Sinfónico Inês de CastroOrfeon Académico de CoimbraSónia Grané sopranoTiago Matos barítonoArtur Pinho Maria maestro dos corosRita Castro Blanco direção musical
Dave Douglas & Joey Baron Duo