Ciclo de Palestras
Ressonâncias e Vibrações


© Otto Böhler
16 Fevereiro, Qui - 18:30
m/16
60 minutos

O ciclo “Ressonâncias e Vibrações”, que o Auditório de Espinho | Academia agora inicia, tem como objetivo abordar temáticas ligadas à música, passando pela música erudita, pela música popular, pelo jazz e por outras músicas, abordando o respetivo contexto histórico, sociológico e estético, em conversas e propostas de audição orientadas por musicólogos e especialistas em cada área, proporcionando aos participantes a possibilidade de enriquecerem a sua cultura musical.

Organizado por módulos temáticos, o ciclo inicia-se com o módulo “Ensaio(s) sobre a orquestra”, que se desenvolve em 4 sessões de uma hora cada, guiadas pelo musicólogo João Silva.


Módulo 1: ENSAIOS(S) SOBRE A ORQUESTRA

A orquestra é um puzzle com muitas peças. De palácios privados a salas de concerto públicas, a música orquestral marcou os últimos séculos. Centradas na audição de obras emblemáticas, estas sessões procuram acompanhar a sua transformação, do Classicismo Vienense aos nossos dias. Um caminho sinuoso entre Haydn e John Adams, com escala em Berlioz, Smetana, Richard Strauss, Stravinsky e Górecki. Os ouvidos tornam-se janelas para os mistérios da orquestra.

Sessão 1 / Quinta-feira 16 FEV – 18:30 às 19:30h
Sessão 2 / Quinta-feira 23 FEV – 18:30 às 19:30h
Sessão 3 / Quinta-feira 2 MAR – 18:30 às 19:30h
Sessão 4 / Quinta-feira 9 MAR– 18:30 às 19:30h

ENTRADA LIVRE
Inscrições: aqui


Palestrante: João Silva

João Silva é Doutor em Musicologia pela Newcastle University. Trabalha sobre música, entretenimento e tecnologia em Portugal nos séculos XIX e XX. Leciona na Academia de Música de Espinho, Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola de Música Óscar da Silva. Tem colaborado com promotores culturais, como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, onde redige notas de programa e textos promocionais, realiza palestras pré-concerto, leciona nos Cursos Livres de História da Música e cria conteúdos educativos para o projeto Orelhudo. Integra a equipa do Festival Internacional de Música de Espinho e o Conselho Científico do Museu Nacional da Música. Apresenta o seu trabalho em conferências internacionais e em periódicos e livros especializados. A Oxford University Press publicou o seu livro Entertaining Lisbon: Music, Theater, and Modern Life in the Late19th Century.

Bilhetes
16 de Fevereiro 18h30 Normal: 0€ Cartão Amigo: 0€
Newsletter
A Associação