A estreia mundial da NOPO Orchestra com Rão Kyao, Karl Seglem e Francisco Sales


28 de Outubro, 2021   /   260
Auditório de Espinho | Academia

Um projeto inovador que combina as tradições portuguesa e nórdica. Rão Kyao, Karl Seglem e Francisco Sales são as caras de um ensemble mais extenso com músicos de ambas as nacionalidades.

Na próxima quarta-feira, dia 3 de novembro, o Auditório de Espinho | Academia apresenta-lhe a estreia mundial da NOPO Orchestra. A ideia surge da conceção de que a música é a mais universal de todas as linguagens. O som de flautas, saxofone e chifres de cabra dão forma a este projeto.

Habituado a dialogar com o mundo, Rão Kyao, referência maior das últimas décadas de história da música portuguesa, e Karl Seglem, um dos mais reverenciados músicos, compositores e poetas da Noruega combinam a sua vontade de recuar no tempo através dos seus instrumentos, de forma a ligarem-se a um sentir mais místico ou ancestral.

Os dois mestres convidam ainda o guitarrista Francisco Sales, que arrecadou grandes elogios da crítica internacional com dois dos seus últimos trabalhos: Valediction (2015) e Miles Away (2021). Mas a formação só fica completa com a integração de mais quatro músicos de ambas as nacionalidades.

Para este concerto fundem-se, então, pontos comuns de duas nações que demonstram uma certa melancolia que puxa a saudade. 

O primeiro single, The NOPO Song, já está disponível, mas só no próximo ano se espera a gravação do primeiro álbum.

A Associação